Desafio 2

Como poderíamos gerenciar o fluxo de informações em tempo real de todo o ciclo de vida dos casos epidemiológicos?

Resultados desejados:

  • Disponibilizar em tempo real para as unidades de saúde e órgãos gestores municipais, estaduais e federal o monitoramento dos casos com geração automática de informações, inclusive georreferenciadas, de forma contextual.

  • Realizar predições a partir dos dados, identificando fluxos de contaminação e propagação, projeções de crescimento e avanço da infecção, etc.

  • Estabelecer mecanismos de alertas para resposta a crise de forma integrada e contextualizada.

  • Criar canal único e integrado de comunicação sobre a Pandemia.

Prêmio do desafio: contrato(s) totalizando até R$400mil

Ideias Selecionadas

MAPEAMENTO DE PACIENTES DO GRUPO...


Silvio de Barros Melo
TI.SAUDE e CORE LABS CIn-UFPE
Slack: @Silvio de Barros Melo

Utilizar cerca de 2 milhões de prontuários de pacientes de todo o país para coletar informações do quadro clínico que os posicionam no grupo de risco à Covid-19, como idade, diabetes, hipertensão, uso de melatonina, ibuprofeno, corticóides, e outros fatores que afetam o sistema imunológico, e construir um mapa com gradações de riscos e geolocalização. A tecnologia seria alimentada com um banco de ontologias e terminologias (termos completos ou abreviações) associadas à doença para identificar nos textos corridos dos prontuários os pacientes que estão no grupo de risco. Essa informação deve ser enviada tanto às autoridades como aos pacientes, para conscientização e para possíveis rastreamentos.

PLATAFORMA INTELIGENTE DE COMBATE...

Isabella Vallejo
ELOGROUP
Slack: @Isabella Vallejo
A solução busca desenvolver uma plataforma integrada de combinar ao COVID-19 incluindo 4 pilares: Cadastramento populacional - integrando múltiplas fontes de informação do governo e canais de captação ativa (whatsapp, ligação, SMS, indicação); Triagem dinâmica para segmentação da população em grupos de riscos diferentes (verde, amarelo e vermelho); Engajamento em linhas de cuidado digitais com intenso fluxo de comunicação de acordo com a necessidade de cuidado do grupo de risco; Inteligência em COVID-19 e apoio a atuação do estado ou prefeitura com informações para a tomada de decisão de maneira tempestiva

MAPEAMENTO E MINERAÇÃO DO FLUXO ...


Romualdo Alves Pereira Júnior
INSTITUTO MODAL
Slack: @romualdoalves
A solução compreende uma visão de raio-x do fluxo de informações, por meio da mineração de processos. Isso acelera a descoberta das fases do processo; produz dados objetivos, dando suporte a recomendações; reduz custos; posiciona o gestor no controle da situação; e torna o processo transparente.

EP-COVID

Pedro Marton Pereira
EPHEALTH
Slack: @Pedro Marton Pereira
Ferramenta georreferenciada com dois módulos, a saber: (i) Rápida Notificação de casos de Covid-19 pelos Agentes Comunitários de Saúde ou pelos profissionais de Saúde da Família; e (ii) Gestão dos casos pelos Médicos, Enfermeiros e Gestores municipais. Conta com com visualização em Dashboard e visualização em nível do paciente.

EPITRACK

Onicio Leal
EPITRACK
Slack: @Onicio Leal
Detecção digital de doenças e vigilância participativa para identificação antecipada de agregados sindrômicos, servindo como instrumento aos sistemas tradicionais de vigilância em saúde.

COVID RADAR

Bruno Marques
COVIDRADAR
Slack: @Bruno Marques
Um aplicativo com tecnologia híbrida para dispositivos móveis que notifica periodicamente o usuário solicitando a realização do teste virtual e localização de áreas visitadas, a fim de coletar dados e gerar inteligência para facilitar o monitoramento e controle da transmissão do vírus. Adicionalmente, notifica a população sobre regiões de riscos em função das ocorrências do Covid19 e fluxo populacional, tendo como objetivo informar e educar o cidadão, além de identificar níveis de risco e vulnerabilidades em regiões geográficas. Também deve disponibilizar um painel web restrito para as autoridades, com gráficos e mapas, para o monitoramento dos testes periódicos em tempo real com informações retornadas a partir do agrupamento de dados e processamento com algoritmo de Inteligência Artificial. O painel web também possibilita visualização de áreas de aglomerações e pontos que podem ter maior risco de contágio do Covid19. Dessa forma, é possível notificar os usuários que visitaram ou residem nessas regiões vulneráveis a nível estadual, nacional e, inclusive, mundial.

APLICATIVO DE COLETA E ANÁLI ...

Gabriel Alves Castro
SEM NOME
Slack: @Gabriel Alves Castro
Ferramenta de coleta de dados de redes sociais e epidemiológicos, que se dará por meio da contribuição da população via aplicativo para smartphone. A solução utilizará estes dados para acompanhar a difusão do vírus, através da análise profunda dos dados das redes sociais coletadas e dados epidemiológicos, utilizando-se de cálculos de threseholds e padrões de difusão. Por fim, também será possível construir visualizações tradicionais com os dados epidemiológicos e exibir as informações em dashboards para gestores, permitindo notificações à população, com vias de aumentar a capacidade de engenharia social dos gestores.

MIA - APLICATIVO DE MEDICINA...

José Maria Anacleto Filho
iMIA
Slack: @José M. Anacleto Filho
Sistema integrado para a triagem de contaminação do COVID-19 e rastreamento de transmissão comunitária com realidade aumentada. A solução se desenvolve através do uso de geodados, microlearning preventivo, machine learning, ciências da saúde integral, classificação de riscos e governança por data-driven decision making.

MAPICONECTA


Fernando José dos Santos
RF
Slack: @Fernando José dos Santos
A solução fornece condições para criação de pesquisas e coleta de dados utilizando mídias de comunicação pré-existentes e de alto alcance, acelerando o processo de coleta e criando meios de evitar sobrecarga de sistemas públicos de forma preventiva. Sem aplicativos instalados, integrando Reconhecimento Facial, e integrando dados Federais e Estaduais para realização de Pesquisas e Definição de Estratégias, consumindo serviços em nossa Plataforma ou através de uma API de comunicação, que pode ser integrada a sistemas externos.

SALVUS - MONITORAMENTO E TRIAGEM ...

Rafael Abreu
SALVUS
Slack: @Caio Cesar
A Salvus está desenvolvendo uma plataforma inteligente de monitoramento do quadro clínico, triagem da população e acompanhamento do período de quarentena. Por meio da plataforma será possível estabelecer uma comunicação interativa entre profissionais de saúde, pacientes e provedores de serviço de saúde pública e privada para monitorar a evolução dos sintomas de cada paciente e sugerir procedimentos, de acordo com sintomas, para conter a contaminação generalizada do coronavírus.

PRONTO ATENDIMENTO DIGITAL


Hugo Manuel Paz Morales
LAURA
Slack: @hugo
A plataforma LAURA PA Digital oferecerá uma triagem inicial online para orientar a ida do paciente ao hospital em caso de necessidade, segundo os parâmetros da própria OMS e do Ministério da Saúde, além de tirar as principais dúvidas da população. Com os dados da Triagem Virtual, os Pronto-Atendimentos terão acesso a uma plataforma digital que permitirá a previsão de demanda por COVID-19, isto é, quantos e quais pacientes já estão a caminho para o atendimento e se há sinais de gravidade relatados. Como forma de contribuir com a otimização dos recursos de saúde e auxiliar os hospitais a não ficarem sobrecarregados neste momento de crise, o uso da ferramenta será liberado gratuitamente para os hospitais públicos de referência para atendimento de Coronavírus nas capitais brasileiras mais afetadas pelo vírus. Já o infectologista e diretor médico da Laura, Hugo Morales, lembra que os índices de mortalidade pelo Coronavírus foram muito maiores nos países onde o sistema de saúde entrou em colapso, a exemplo da Itália. Ele explica ainda que a triagem virtual não substitui a avaliação médica: "O PA Digital traz eficiência para o cuidado de pacientes com suspeita de COVID-19 de modo global, nos âmbitos individual e de gestão de saúde". Outra vantagem é a previsão da demanda de testes que serão necessários para atender os casos suspeitos.

CHABOT



Rafael Abreu
BE220 DIGITAL
Slack: @Rafael Abreu
A ideia consiste em um chatbot com inteligencia artificial voltado para auxiliar usuários durante o momento pré-diagnóstico, através de respostas diárias de perguntas balizadoras, desafogando agentes de saúde do SUS - os quais já fazem esse trabalho por meio ligações. A solução permitirá a criação de relatórios e insights utilizando inteligencia artificial, bem como um canal para sinalização de casos suspeitos, a fim de alertar autoridades locais.

CHATBOT & KITS DE TESTE...

Diego Camargo
OPTEL GROUP
Slack: @José M. Anacleto Filho
Usando uma tecnologia precisa de localização geográfica e alinhando dados de pessoas que apresentam sintomas, a ferramenta ajuda a localizar rapidamente a possível disseminação dentro da comunidade. O aplicativo usa a rastreabilidade digital do surto de vírus para fornecer a visibilidade necessária para tomar decisões informadas com base em dados em tempo real. Além disso, um dos principais benefícios para o governo é que esse aplicativo pode ajudar a acompanhar as condições de saúde de indivíduos que tomam medicamentos, especialmente quando o tratamento se tornar disponível. É importante ressaltar que os dados trocados no aplicativo são protegidos e criptografados, e que nenhuma informação do cidadão é exposta.

COVID ZERO


Cláudio Castro / Hamilton Alves
PITANG / BRAINY / FÁBRICA NEGÓCIO
Slack: @Hamilton Fábrica de Negócio
A Fábrica de Negócio, a Pitang, Google Cloud e a Brainy Resolution e em parceria com a Prefeitura do Recife, desenvolveram um sistema que auxiliará a triagem dos possíveis casos de COVID-19 em Recife, onde os cidadãos poderão interagir com um aplicativo mobile informando seus sintomas. Em casos de suspeita, um médico fará o atendimento por meio de teletriagem, para decidir se o paciente fica em quarentena ou é dirigido para um hospital próximo da sua residência.Os agendamentos serão automatizados e os cidadãos serão avisados por e-mail ou whatsapp.A evolução dos casos de suspeita será acompanhada por médicos em tempo real, sendo filtradas por localidade ou por histórico de relatos de casos.A aplicação também auxiliará os médicos, com informações de locais de atendimento mais próximos dos pacientes. Os dados coletados dos pacientes servirão para o acompanhamento do COVID-19. O aplicativo também mostrará um painel de informações em tempo real do avanço do vírus por localidade, integrando com bases de dados externas para enriquecer o modelo e levar informações úteis para a tomada de decisão pelos órgãos de controle, realizando predições a partir dos dados, identificando fluxos de contaminação e propagação, projeções de crescimento e avanço da infecção etc..

CENTRAL DE PROCESSAMENTO...

Marcelo Tílio M. de Carvalho
EVOLUTIX GESTÃO TECNOLOGIA
Slack: @Marcelo Tilio
Gerenciamento do fluxo de informações através de uma central, que recebe, em tempo real, os dados sobre casos epidemiológicos - obtidos a partir de diversas fontes, de forma integrada - e permite o monitoramento, predição e gestão ao longo de todo ciclo de vida do caso. A partir do conceito de cenários os dados são organizados e os fluxos e procedimentos são disponibilizados para facilitar a tomada de decisão para respostas mais ágil e assertiva à crise.

PRIXNEURON


Felippe Thiago Petry da Silva
PRIX TECH
Slack: @
A solução busca classificar casos automaticamente de acordo com o risco, usando métodos estatísticos descomplicados para trabalhadores da área da saúde. Seus modelos de funcionamento se baseiam nos conceitos de Explainable AI, que não apenas classifica, como justifica as propriedades mais expressivas para a asserção. Quando utilizada a base de dados consolidada de saúde provida pelo prixNeuron, é possível buscar dentre os cidadãos, os grupos que devem tomar mais cuidado por estarem mais suscetíveis devido ao seu ambiente ou condições, bem como o geomapeamento de pessoas na proximidade com riscos/sintomas.Tanto os dados presentes, quanto os preditivos, podem ser visualizados no formato de mapa de calor, listas, e gráficos adequados para cada característica e correlação explorada.

Especialistas

Mirella Bezerra R. Vilela

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Gestão da Informação Aplicada à Epidemiologia pelo Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz, Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE e docente do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFPE. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente em Sistemas de Informação em Saúde, Geoprocessamento e Vigilância em saúde.
Slack: @Mirella Rodrigues

Giliate C. Coelho Neto

Médico de família e gestor público. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi Diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (2012-2015), Diretor do Departamento de Informática do SUS - DATASUS (2015) e Gerente-geral de Tecnologia da Informação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (2016). Atualmente é Secretário Executivo de Regulação em Saúde do Estado de Pernambuco e participante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Saúde Coletiva (Lascol): Política, Planejamento e Gestão em Saúde, da Universidade Federal de São Paulo. Áreas de atuação: Gestão do SUS, Atenção Primária à Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e Tecnologia da Informação em Saúde.
Slack:

Juliana M. B. da Silva Costa

Odontologa doutora em saúde pública. Diretora de Promoção e Vigilância de Riscos e Danos a Saúde.
Slack: @COVID19 Juliana Martins

Patricia Ismael de Carvalho

Diretora Geral informações Epidemiológicas .
Slack:






Cândida C. de Barros Pereira

Gerência de Vigilância de Eventos Vitais.
Slack: @CV19SES Cândida Correia

Mais informações e dúvidas: