Desafio 5

Como poderíamos aumentar a escala (em massa) dos testes de forma rápida, acessível e confiável?

Resultado desejado:

  • Fornecer sistema de rápido diagnóstico escalável, de baixo custo, confiável e integrado com os sistemas dos principais órgãos de saúde e hospitais privados, como apoio ao profissional atuando como agente de saúde.


Prêmio do desafio: a ser definido

Ideias Selecionadas

TIRA IMUNOCROMÁTICA...

Esteban Espinosa Vidal
CETENE
Slack: @
Uma forma efetiva, escalável e de baixo custo para detecção de COVID-19, empregando testes de tiras imunocromatográficos, como são os testes de gravidez já disponíveis no comercio. Estes apresentam uma alta sensibilidade, e facilidade de uso. Em principio, qualquer individuo tem a capacidade de realizar o teste com amostras de secreções das vias respiratórias, dando uma ferramenta de diagnostico seguro ao sistema de saúde. Considerando que os imunoensaios apresentam um percentual baixo de falso positivos, o indivíduos que resultem positivos, teriam que repetir o este, e se continua dando positivo, teriam que ser orientados a ir ao centro de saúde, realizando de novo o teste por um profissional da saúde.

CONTRA-PROVA DO CORONAVÍRUS...

Felipe Fernandes
IVARE
Slack: @felipe
Utilizar a IA como contra-prova para realizar analise de imagens de RaioX e Tomografia computadorizada como um dos indicadores da doenças e suas sequelas.

TESTE RÁPIDO DE BAIXA CUSTO

Felipe Peixoto
SAFETEST
Slack: @
Teste rápido de baixo custo em fita, possibilitando a realização do diagnóstico em qualquer local e em menos de 5min.

HILAB

Jose Restrepo
HI TECHNOLOGIES
Slack: @
Trata-se do Hilab, um aparelho de POC (point of care), que permite que exames laboratoriais sejam realizado de forma rápida, confiável e acessível. O paciente recebe um laudo assinado em até 20 minutos. O Hilab já realiza 17 exames e um deles é o para identificação de anticorpos IgG/IgM específicos para o Covid-19. O Hilab é móvel e pode ser realizado em qualquer local que tenha uma conexão com internet, fazendo com o que os suspeitos não necessitem se deslocar, correndo o risco de contaminar pessoas mais sensíveis.

IA PARA TRIAGEM DE PACIENTES...

Rodrigo Paiva
PICKCELLS e ECOMP (UPE)
Slack: @Rodrigo Paiva
Aplicação de inteligência artificial para classificação e triagem de pacientes com Covid-19 utilizando imagens de tomografia e raio-x.

NARIZ ELETRÔNICO PARA...

Lucas Sampaio Leite
HEALTHDRONES
Slack: @Lucas Sampaio Leite
A ideia consiste na adaptação do protótipo do nariz eletrônico, desenvolvido no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA-UFPE), para utilização na detecção de pacientes portadores de COVID-19. Através de uma máscara de respiração descartável, o paciente irá soprar e a amostra de ar será encaminhada para uma câmara contendo sensores de componentes voláteis onde os sinais elétricos referentes a interação dos gases com a superfície desses sensores serão analisados por algoritmos de reconhecimento de padrões. Inicialmente serão utilizados pacientes do Hospital das Clínicas (HC-UFPE) para montar uma biblioteca de casos positivos e negativos para compor o conjunto de treinamento dos algoritmos. Depois, novos pacientes serão testados e uma vez que a tecnologia demonstre uma taxa de acerto satisfatória poderá ser disponibilizada para realização de testes em outras unidades de saúde.

DISPOSITIVO DE BAIXO CUSTO PARA...

Pedro Lemos de Almeida Júnior
LAQA
Slack: @Pedro Lemos de Almeida Júnior
A ideia busca utilizar um sistema em fluxo, de baixo custo, para realizar todo o processo do PCR (método predominante para o diagnóstico do Corona Vírus) com elevada velocidade e taxa de amostragem, promovendo a redução de tempo de diagnóstico em até 97%.

IA NO SUPORTE DIAGNÓSTICO RAIO X...

Mávio Eduardo Azevedo Bispo
VIZIOMED
Slack: @Mavio Bispo
Uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) já presente em alguns hospitais do Brasil que pode ser amplamente utilizada para ajudar a equipe médica menos especializada a diagnosticar achados em Radiografias de Tórax de pacientes com suspeita de infecção por COVID-19. Ampliando a velocidade e precisão dos atendimento em meio a pandemia.

ÚNICO PASSO PARA TRANSCRIPTASE...

Wesley Luzetti Fotoran

Slack: @Wesley luzetto fotoran
Método em uma única etapa que possa cumprir com o papel diagnostico para SARS-CoV 2 e por se tratar de um PCR convencional, não apresentar a desvantagem de equipamentos de ponta e equipe extremamente especializada para sua execução. Adicionalmente, possibilitaria uma análise com tempo estimado em horas e passível de ser aplicada em diversos lugares do Brasil, diminuindo custos, tempo e evitando a superlotação de diagnósticos em centros especializados.

SISTEMA INTELIGENTE PARA DIAGNÓSTICO...

Wellington Pinheiro dos Santos
IKONOS UFPE+UPE
Slack: @Wellington Pinheiro dos Santos
O projeto visa o desenvolvimento de um sistema de apoio ao diagnóstico da Covid-19. Em situações emergenciais, poderá ser solicitada uma radiografia do tórax de pacientes com sintomatologia característica da doença. As imagens serão, então, analisadas por um sistema inteligente. Ele será capaz de realizar classificação tanto binária (Covid-19 Positivo X Covid-19 negativo) quanto multiclasses, diferenciando diversas doenças respiratórias como Covid-19 e pneumonia. Para isso, serão utilizadas técnicas de aprendizagem de máquina profunda (deep learning) visando bons resultados, ainda que treinando o sistema com um conjunto pequeno de imagens reais. Por fim, o resultado poderá ser visualizado pela equipe médica através do celular ou computador, permitindo a confirmação das suas hipóteses iniciais, ou então traçar outras, para continuação desse processo investigativo.

PLATAFORMA DE qPCR E INTEGRAÇÃO...

Joao Bosco
Genomika Diagnósticos
Slack: @
Plataforma de realização rápida de testes moleculares para detecção do coronavírus, usando extratores automatizados e PCR em tempo-real. Laudamento automatizado usando ferramentas desenvolvidas por nossa empresa, e integração com sistemas de agentes de saúde ou dashboard governamentais de monitoramento, com alimentação dos casos positivos em tempo real. POssível integração com sistemas avançados de rastreio epidemiológico, como o da empresa Epitrack.

Especialistas

Greice M. Ikeda do Carmo

Médica veterinária, especialista e mestre em epidemiologia. Epidemiologista de campo pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS - EpiSUS e CDC-Atlanta. Servidora pública federal do Ministério da Saúde, da área de vigilância em saúde.
Slack:

Bárbara A. Silva de Azevedo

Atualmente Gerente de Avaliação da Qualidade e Biossegurança, Projetos Laboratórias e Estratégicos de vigilância em saúde - Secretaria Estadual de Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em AVALIAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: emergência em saúde, vigilância epidemiológica e laboratorial .
Slack: @CV19ESP_BARBARA

Roselene Hans Santos



Slack:

Mais informações e dúvidas: