Desafio 1

Como poderíamos monitorar o principal grupo de risco (idosos, 60+) e aumentar o nível de proteção e atenção sustentada para esse grupo vulnerável ao COVID19?

Resultados desejados:

  • Entregar informações úteis e práticas para os idosos, cuidadores e familiares próximos.

  • Fornecer informações e orientações de autocuidado de forma remota e escalável.

  • Implementar uma estratégia para aumentar a chance de transformarmos as recomendações e informações em ação efetiva.

  • Engajar os idosos, cuidadores e familiares (rede de relacionamento próxima a ele) para manter uma vigilância participativa.

  • Engajar uma rede voluntária participativa para apoiar nas necessidades básicas dos idosos, evitando a exposição do grupo de risco e as pessoas que estão em contato constante com eles (cuidadores, familiares na mesma residência, etc).

  • Garantir e monitorar o cumprimento às determinações de restrição impostas pelos organismos governamentais (isolamento social) pelos idosos e suas rede de relacionamento.

  • Vencer a barreira tecnológica/digital para interagir com este grupo vulnerável (inclusão digital).

  • Entregar assistência de saúde remota, precisa, sustentada e de emergência para fornecer segurança aos idosos durante a Pandemia.

  • Acompanhar a evolução contínua e online dos idosos, disparando alertas (inclusive para a rede de relacionamento) sobre a necessidade de condução emergencial do idoso para uma unidade de saúde.

  • Garantir fluxo expresso de atendimento nas unidades de saúde quando a presença do idoso tenha sido requisitada pela solução.

  • Disponibilizar em tempo real para as unidades de saúde e órgãos gestores municipais, estaduais e federal o monitoramento e vigilância desse grupo vulnerável.

  • Tratar dados sensíveis para não violar a privacidade desses idosos, porém permitindo que voluntariamente eles possam liberar o acesso.

Prêmio do desafio: contrato(s) totalizando até R$400mil

Ideias Selecionadas

LOVECRYPTO


Edmilson Rodrigues
Lovecrypto
Slack: @edmilson
App que engaja as pessoas através de pontos e incentivos financeiros para que vejam mídias ,façam tarefas ou acionem ações de emergência (atendimento virtual ou presencial).

DIAGNOSE, ANÁLISE E ...


Fabio Martins Aurélio
Kranium
Slack: @Fabio Kranium
Fazer um levantamento com devolutiva para identificar casos e tomar ações de apoio para grupos de risco

UDOK
COMUNICAÇÃO
ENTRE...

Dr. David Sadigursky
Falqon
Slack: @
Promover a interação online entre pacientes e médicos especialistas no tratamento desta enfermidade.

CAREN.APP


Thiago Bonfim
Caren
Slack: @Thiago Bonfim
Sistema de checagem de sintomas e auto-avaliação para Coronavírus (Covid-19).

CHECKCORONA NO WHATSAPP...

Murilo Gazzola
Otwoo
Slack: @Murilo Gazzola
É ajudar a população que não tem dispositivos celulares adequados para utilização do aplicativo do SUS, mas possuem WhatsApp (bilhões de usuários em todo mundo) para ajudar na conscientização de informação, triagem inicial sem a pessoa sair de casa. Também, ajuda à todos a terem calma e não irem ao hospital sem sintomas.

LUCKIE TECH MONIT...

Joel de Oliveira Junior
Luckie Tech
Slack: @
Temos um wearable (dispositivo) já desenvolvido focado em monitoramento de temperatura de crianças em tratamento de câncer, que podemos adaptar para imediatamente para os idosos. O dispositivo tem capacidade de monitorar até 4 parâmetros e podemos desenvolver um que tenha a medição de oxigenação do sangue que é um fator de agravamento juntamente com a temperatura.Temos um aplicativo e um sistema focado em pais e hospitais que podem ser adaptados para autoridades e/ou empresas e/ou hospitais para ajudar ao monitoramento dos idosos ou qualquer um que necessite ser monitorado nesses parâmetros.Esse aplicativo no caso para os idosos pode ser adaptado para fácil leitura e também que é disponibilizado para os telefones autorizados e nos sistemas dos hospitais que terão acesso a todos os idosos monitorados e com avisos de localização e avisos caso os parâmetros determinados sejam atingidos proporcionando ações para trazer o paciente ao hospital e/ou outra ação necessária.Como esse monitoramento é on-line e com a localização do paciente pode-se preparar o hospital para quando o mesmo estiver chegando o hospital quando requisitado (tipo um alerta vermelho) outra vantagem é o monitoramento de localização do paciente que deve se manter em casa ou no local determinado.

USO DE EMOTION IA E MÍDIA...

Raquel Uchôa
BRB
Slack: @Raquel Uchôa Moreira
A proposta é mapear o sentimento de adoção ou rejeição das ações preventivas ao CODVIRUS em Pernambuco, através de Inteligência Artificial, nos perfis do Facebook que fazem parte do Grupo de Risco (idosos +60). Adicionalmente, a solução deverá gerar um Dashboard com o mapa de calor e as principais métricas para criar campanhas de Mídia Programática impactando o target de forma segmentada, massificada e personalizada.

PLATAFORMA DE CONSULTAS...

Gilmar Machado
MEDMOBI
Slack: @
A solução visa criar uma plataforma que permite a realização de consultas online para acompanhamento médico em casa, além de gravação desses atendimentos, retornos dos casos a partir de exames realizados sem contato físico apenas com o acesso a internet.

COVID-PE


Caio Moreira Gomes
REMEDIOZ
Slack: @Caio Gomes
Covid-PE é uma rede virtual de auxílio para pessoas do grupo de risco dos idosos que facilita, durante a epidemia do coronavírus, o gerenciamento de urgências e necessidades básicas por seus familiares, amigos e autoridades.

ATENDIMENTO ESTRUTURADO...

Fernando César Menezes Assunção
MAIS 60 SAÚDE
Slack: @Fernando César Menezes
Atendimento estruturado e monitoramento de pacientes com 60 anos ou mais com doenças crônicas ou não (grupo vulnerável ao COVID19) em uma clínica de atenção primária em Belo Horizonte.

CHECKIN RÁPIDO


Jaimes
TAG
Slack: @
"Estamos adaptando nosso checkin para hospitais para controle e atendimento do Corona e colocando uma triagem online junto com o checkin, pra já ter rastreabilidade dos infectados e priorização de atendimento de acordo com o quadro clinico x grupo de risco.Eu consigo inclusive automatizar os followups com clientes de baixo risco que forem para quarentena em casa e acompanhar evolução do quadro.A ideia é espalhar qrcode nos hospitais para o cadastro e centralizar tudo na plataforma, facilitando a informação pra vocês e dando mais controle. "

MONITORAMENTO DA SAÚDE FÍSICA EMOC...

Carlos Henrique Campello
Qualinfo Tecnologia / Unid. Prime Dialog
Slack: @
Aplicativo com robô conversacional com objetivo de melhorar a qualidade de vida durante o isolamento e aumentar a eficácia do mesmo, monitorando, com georreferenciamento e regularmente, a saúde emocional, utilizando embasamento da Psicologia Positiva, Psicologia Cognitivo-Comportamental, Psicologia do Idoso, entre outras, e a saúde física, identificando estágios de contaminação a partir do Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus, do Ministério da Saúde. Além disso, o robô guia práticas para desenvolvimento de hábitos saudáveis e promove a conexão e a colaboração digital entre as pessoas nos grupos de relacionamento. Ademais, fornece, com consentimento explícito da pessoa, dados específicos do monitoramento para as autoridades competentes, fornecendo informações críticas para alocação de recursos públicos.

PHYLL TRACKER


Gustavo Soares Nascimento
PHYGITALL IoT Solutions
Slack: @
Informações em tempo real, via plataforma web ou aplicativo, da geolocalização da pessoas idosos, 60 + ou pessoas contaminadas com COVID-19, dentro de ambiente hospitalar ou domiciliar, indicando locais potencialmente contaminados e que exijam limpeza e cuidados.

MONITORA COVIDE-19


Antônio Carlos da Silva Magalhães Neto
Novetech
Slack: @
Trata-se de um aplicativo e uma plataforma web para monitorar, acompanhar, classificar e encaminhar pacientes com suspeita ou confirmado que estejam em isolamento domiciliar.Olá!Este aplicativo tem a intenção de monitorar, acompanhar e informar cidadãos que estejam em isolamento domiciliar por causa do COVID-19. Ao longo dos próximos 14 dias estaremos interagindo com você através de questionários, chats e contatos telefônicos, no intuito de auxiliar suas decisões de procurar um serviço de saúde e quais as melhores práticas á adotar em tempos de Corona Vírus.

APLICATIVO COLABORATIVO...

Jaciel Ferreira da Silva
Aplicativo Colaborativo
Slack: @Jaciel Ferreira da Silva
Aplicativo colaborativa para a sociedade, onde, terão acesso a informação e ferramenta de ajuda para frear a contaminação por coronavírus. O aplicativo terá espaço para tele consultas e entrevista de testes de coronavírus. O aplicativo também terá recursos de monitoramento para as autoridades mantendo a privacidade dos usuários, recebendo dados estatísticos no próprio aplicativo.

TELEMONITORAMENTO CLÍNICO PARA POPULAÇÃO DE RISCO...

Fred Rabelo
Ti.Saúde + Nutes
Slack: @Fred Rabelo
A proposta é uma idéia conjunta da startup Ti.Saúde junto com o centro de pesquisa Nutes - UFPE, que visa oferecer uma pré-triagem, seguindo protocolo do ministério da saúde, que determinará o risco de contaminação da população de risco via chatbot e chat com teleatendimento.Uma vez dentro da faixa de risco, o paciente é encaminhado para um site privado onde poderá solicitar agendamento com profissionais de saúde voluntários disponíveis para teleorientação, utilizando um prontuário eletrônico com certificação e assinaturadigital. O paciente receberá lembrete da teleorientação com 30 minutos de antecedência, com link para entrar na sala de videoconferência. No dia e hora agendada, o paciente entra na sua área e aguarda o seu atendimento. Após atendimento, o paciente passar a sermonitorado, tanto por novos agendamentos quanto por comunicação via e-mail, SMS e Whatsapp.

MENTORA DIGITAL MOBILE PARA COVID19


Andréa Lèbre
ALCATHEIA
Slack: @
Mentora Digital, aplicativo conversacional, utilizando Linguagem Natural e Voz, com o Grupo de Risco do COVID-19. Plataforma de Atualização e Curadoria, em Tempo Real, com Inteligência Artificial IBM Watson.

FRIENDBOT



Maria Amália Arruda Camara
SINAPSE
Slack: @
Sistema de coleta de dados baseado em voz, ponto a ponto, para assistir a tomada de decisão baseada em dados e modelagem epidemiológica. Mensagens serão gravadas e ligações automatizadas para coletar dados acerca da população através de ligações telefônicas e celular. Da mesma maneira, diminui os efeitos do isolamento social que em si é um caso de mortalidade alta entre idosos.

WECANCER

César Filho
WeCancer
Slack: @
Combinação entre tecnologia e assistência: uma plataforma orientada ao acompanhamento do quadro clínico e evolução do paciente em casa.

CoVIDA

Leandro Rodrigo Felizardo Neves
ILHASOFT
Slack: @
Desenvolver uma Plataforma de cuidado junto a um assistente virtual que possa acompanhar toda a jornada do idoso na prevenção e, se necessário, no tratamento do COVID-19. A aplicação ainda poderá gerar informações e dados para que a prefeitura ou o governo aprimorarem suas iniciativas de prevenção, contenção e tratamento, integrando, assim, a gestão dos equipamentos públicos e o trabalho dos profissionais de saúde. Finalmente, observa-se que o assistente virtual irá compartilhar (caso aprovado pelo idoso) informações com seus familiares e rede de relacionamento para acompanhamento da sua condição de saúde e apoiar nessa difícil situação.

HELFIES

Renata Aranha
ATOL
Slack: @
Rede de monitoramente de pacientes e mapeamento das cadeias de transmissão do coronavirus, sintomas e histórico de saúde das pessoas. através de uma adaptação do Healfies para uma triagem prévia de pacientes do Coronavirus e uma nova interface para solicitação do atendimento domiciliar e contratação de profissionais de saúde.O Healfies é uma plataforma gratuita e segura para gerenciar e compartilhar as informações de saúde. Nessa plataforma, os usuários podem reunir todas as informações de saúde em um só local: receitas médicas, medicamentos em uso, resultados de exames, sintomas, consultas e outras anotações. Dessa forma, o usuário passa a ter seu próprio histórico de saúde. Além disso, o usuário pode utilizar a plataforma como uma rede social, compartilhando o seu perfil e seus dados com outras pessoas, seja familiares, amigos, profissionais de saúde ou outros usuários com perfis similares, ampliando sua rede de cuidado, auxiliando inclusive, na formação de uma rede de apoio as vítimas do Coronavirus e a população em geral.

CORONA MISSIONS


Verônica Bersani
CESAR
Slack: @vtb- Verônica Bersani
App que incentiva o contato a distância por ligação telefônica entre pessoas e idosos (60+) isolados em quarentena por causa do coronavírus. Possibilita, desta forma, uma interação por meio de conversas diminuindo a sensação de solidão e ampliando uma rede colaborativa do bem de forma gameficada.

ANJO AMIGO: TODOS JUNTOS CONTRA...

Genésio Gomes da Cruz Neto
INOVAWAY
Slack: @Genésio Gomes da Cruz Neto
Anjo Amigo: Todos juntos contra o Covid-19, Rede Colaborativa de apoio entre Idosos acima dos 60 anos e Anjos Amigos. A plataforma (em forma de site e aplicativo) promoverá conexão, monitoramento, auxílio, informação e tratamento dos idosos em isolamento social devido ao covid-19. O apoio se dará através de Anjos Amigos da sociedade em geral predispostos a dar uma mão amiga aos idosos em cada estágio da evolução da doença.

RESPIRATORY DIAGNOSTIC ASSISTANT

Shirley Lima Campos
ConnectON e LINDEF/UFPE
Slack: @Shirley Lima Campos
Trata-se de um dispositivo portátil, de baixo custo, que mede variáveis do padrão respiratório em tempo real e remotamente, emitindo relatório diagnóstico de alterações do padrão de respiração, compatíveis com agravamento do comprometimento pulmonar. Assim, possibilita o monitoramento do principal grupo de risco do COVID-19, fornecendo feedback ao indivíduo suspeito ou confirmado e também aos profissionais de saúde, emitindo alertas sobre alterações do ritmo, amplitude, frequencia, fluxo e volumes a cada ciclo respiratório.

MONITORAMENTO DAS PESSOAS IDOSAS...

Mirella Rebello
IMIP - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
Slack: @vtb- Verônica Bersani
A ideia busca aumentar o nível de proteção e atenção sustentada às pessoas com maior vulnerabilidade para desenvolver as formas graves e fatais da doença do novo coronavírus (SARS-CoV-2), através do monitoramento do principal grupo de risco, objetivando diminuir o máximo possível o número de idosos infectados, garantindo o cuidado domiciliar dos infectados com quadro clínico leve, somado a racionalização e agilização do atendimento dos doentes que ainda precisarão de atendimento presencial ambulatorial (como os idosos em quimioterapia) ou de urgência (idosos com COVID19 formas moderadas a graves).

Especialistas

Carla Núbia Nunes Borges

Médica formada pela UPE. Residência em Clínica médica. Título em Geriatria SBGG. Mestre ciências da Saúde. Professora Medicina UNICAP. Diretora médica clínica Geriatrie. Diretora Científica ABRAz Nacional.
Slack:

Valeria Pastor A. de Araújo

Graduada em Enfermagem (1999), com especialização em Enfermagem na Saúde do Adulto (2001), em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde, com Ênfase na Gestão Estadual (2017), e em Saúde Pública (2019). Possui experiência na área de gestão em políticas públicas de saúde, com ênfase em saúde do homem e saúde da pessoa idosa.
Slack: @CV19ESP Valeria Pastor

Marcella de Brito Abath

Fonoaudióloga sanitarista, mestre e doutora em saúde coletiva. Servidora pública da saúde e atualmente ocupo o cargo de diretora de vigilância de doenças negligenciadas e sexualmente transmissíveis da Secretaria de Saúde de Pernambuco .
Slack: @Marcella Abath

Fábia A. Pottes Alves

Graduada em Enfermagem com especialização, mestrado e doutorado em Saúde pública. Docente da área de saúde pública do departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco.
Slack: @CV19ESP Fabia Pottes

Márcia Carréra Campos Leal

Professora Titular da Área Acadêmica de Medicina Social da UFPE. Pós Doutorado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/Portugal (2013). Doutora em Odontologia Preventiva e Social pela UPE (2001). Mestre em Endodontia pela UFPE (1997). Graduada em Odontologia pela UFPE (1979). Gerontóloga titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG. Atualmente coordena o Núcleo de Atenção ao Idoso - NAI/UFPE, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) da UFPE; Vice--líder do Grupo de Pesquisa Saúde do Idoso /CNPQ e desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas da Saúde Coletiva e Gerontologia.
Slack: @Márcia Carréra

Nara G. Diniz Oliveira Melo

Formada em Enfermagem na UFPE; Pós graduada em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz); Especialização em Epidemiologia (ENSP/Fiocruz); Mestre em Vigilância À Saúde(UPE); Atualmente Gerente de Vigilância das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (SES-PE).
Slack: @CV19 ESP NARA MELO

Mais informações e dúvidas: