Desafio 4

Como poderíamos criar e uniformizar os protocolos de atendimento a saúde em todos os níveis do sistema?

Resultados desejados:

  • Fornecer assistência em tempo real ao profissional atuando como agente de saúde.

  • Fornecer mecanismos e orientações para proteção individual desses profissionais

  • Monitorar a saúde desses profissionais evitando propagação da pandemia pelo sistema

  • Criar mecanismos replicáveis para execução dos protocolos em massa

Prêmio do desafio: contrato(s) totalizando até R$200mil

Ideias Selecionadas

MISSÕES DE FORMAÇÃO EMERGENCIAL...

Luciano Meira
JOY STREET
Slack: @Luciano Meira
A solução consiste em trilhas de aprendizagem gameficada para protocolos de atendimento à saúde, através de uma plataforma digital baseada em missões e desafios. A ideia visa melhorar o engajamento dos usuários e a oferta de cursos casuais acessíveis em dispositivos móveis, com melhores resultados de aprendizagem e análises da evolução de competências-alvo entre os participantes.

MEDVELOX


Daniel Bezerra
MEDVELOX
Slack: @Medvelox
Medvelox é um aplicativo de comunicação móvel customizado para necessidades de equipes médicas. É um WhatsApp médico, onde os grupos são “rounds” (termo médico para rodada de atendimento), existe funcionalidade de anexar exames a pacientes, ver gráficos da evolução dos quadros de pacientes e muito mais.

TRIAGEM COMPUTACIONAL...

Domingos Sávio Oliveira Bezerra
DM clínica / Sala de Triagem
Slack: @
Será utilizado triagem estruturada via web por enfermeiros para diferenciar os casos de COVID de diagnósticos diferenciais que geram confusão frequente como H1N1 e influenza, realizando acolhimento, triagem e classificação de risco; liberando médicos para atividades de atendimento direto aos doentes do COVID-19.

VALCRUZ

Otacilio Maia
ValCruz Team
Slack: @Otacilio Maia
ValCruz é um Progressive Web App (Site que se comporta como app em mobile e funciona em desktop), de apoio aos agentes de saúde e possíveis voluntários que irão atuar na linha de frente do combate ao Covid19. ValCruz fornece assistência em tempo real aos agente de saúde, trazendo orientações para proteção individual dos profissionais e monitorando a saúde desse público. ValCruz conta com uma funcionalidade de notificar sempre que protocolos são atualizados, seja através de push notifications ou envio de SMS. Outra funcionalidade é a de realizar a análise dos dados sobre a saúde dos profissionais, que serão reportadas pelo app, permitindo ações estratégicas, afim de entender, onde estão havendo mais infeções de profissionais e análises quantitativas do mesmo.

COVIDTEC

Alan Almeida
{Parças} Developers School®
Slack: @
Plano de Contingência que uniformiza protocolos e capacita em massa os Agentes de Saúde e unidades de saúde municipais, estaduais e federal. Oferecendo suporte em tempo real para todos os Agentes de Saúde e disponibilizando em tempo real o monitoramento de infecções.

COVID-19 ASSIST

Paula Bastos Torres
Xô Coronga
Slack: @
O COVID-19 Assist consiste em um aplicação web centrada na experiência mobile de profissionais da saúde, de acesso remoto, que auxilia na tomada de decisões clínicas de forma atualizada, evidence-based, bem como monitora o status de saúde dos agentes, incentiva uma cultura de segurança e reforça o engajamento profissional no combate à pandemia.

eCOVID

Paulo Eduardo e Silva Barbosa
NUTES/UEPB
Slack: @Paulo Eduardo e Silva Barbosa
eCOVID é uma plataforma que permitirá a assistência remota de infectologistas aos demais médicos que atuarão na linha de frente de tratamento de casos de COVID19, tanto em hospitais públicos como privados. Entre as principais funcionalidades estão geo-referenciamento e atualização situacional dos casos de COVID19, acompanhamento clínico do paciente, com estratificação de gravidade, por faixa etária e fator de risco e severidade de doença, usando critérios extraídos dos mais recentes estudos publicados internacionalmente. As informações obtidas possibilitarão comparação com o que já se sabe sobre o comportamento de outros países atingidos e guiará as ações, tanto de conduta clínica, quanto de prevenção dos grupos populacionais que tenham maior risco. A plataforma ajudará na identificação do caso que necessita de internamento, direcionando para as vagas disponíveis nos hospitais cadastrados; proporcionará interação e orientações em tempo real de vários especialistas em doenças infecciosas e pulmonares, e destes com as equipes de atendimento da linha de frente. Assim, será possível monitorar a eficácia das ações implementadas, rapidamente propor novas, bem como auxiliar tecnicamente a decidir como os doentes serão tratados.

VENTILADOR MECÂNICO SIMPLIFICADO

Gabriel Palma de Oliveira Conceição
HIZIOS
Slack: @
Um ventilador mecânico que utiliza respiradores AMBU (cujo são manuais), controlados por motor de passo, tornando-os automáticos. Esses respiradores poderão ser impressos em impressoras 3d.

LAMP.IAO


Rerison Oliveira
HUP STUDIO
Slack: @
Veiculo robô movido por inteligência artificial, para esterilização de transporte público e ambientes hospitalares por meio de luz UV.

Especialistas

Petronila Queiroz

Biomédica, microbiologista, especializanda em gestão em políticas de saúde informadas por evidências pelo Sírio Libanês. Exerço cargo efetivo de Gestor Governamental de Planejamento,Orçamento e Gestão pela Secretaria de Planejamento do Estado e atualmente,estou ocupando a função de assessoria técnica da Secretária Executiva de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado.
Slack:

Ana Catarina de M. Araújo

Enfermeira Sanitarista Superintendente de Imunizações e doenças imunopreveníveis.
Slack:

Aristides V. de Oliveira Neto

Médico de família e comunidade e professor do curso de medicina da UFPE (NCV/CAA - Caruaru - PE), com mestrado em saúde pública (UnB). Tem experiência na gestão em saúde pública (municipal, estadual e federal), na assistência (APS) e como professor.
Slack:

Maria Gorete de S. Medeiros

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2000). Pós Graduada em Saúde Pública, em Enfermagem Obstétrica, Economia em Saúde e Segurança do Paciente. Experiência Profissional em Programa de Saúde da Família, Consultoria Estadual do Ministério da Saúde no Programa Nacional de Controle da Dengue - PNCD, Enfermeira Assistencial do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, Assessoria Técnica na Diretoria Geral de Assistência Integral à Saúde - DGAIS/SES/PE. Gerente de Supervisão Hospitalar na Diretoria Geral de Assistência Integral à Saúde -DGAIS/SES/PE desde 2016.
Slack: @Maria Gorete Sousa Medeiros

Tatiana de Paula S. da Silva

Sanitarista, com atuação em Telessaúde .
Slack: @Tatiana

Rodrigo Bezerra Pires

Enfermeiro em gestão.
Slack: @Rodrigo Bezerra Pires

Mais informações e dúvidas: